Em Maio de 2004, o fundador Rui Maurício desafiou o seu colega e amigo Sérgio Magalhães - ambos advogados, e o seu irmão, Ricardo Maurício - developer e webdesigner para a criação de um site de conteúdos e ferramentas de interesse jurídico que promovesse a partilha de conteúdos na Internet.
Foi um dos primeiros sites jurídicos a ocupar o ciberespaço nacional, competindo, à data, com referências como o Verbo Jurídico e co-habitando com sites de ferramentas profissionais (Jurinfor, Datajuris, entre outros).
Cedo foi entendido que a pura partilha de conteúdos, baseada no intercâmbio e altruísmo dos utilizadores de modo a alimentar uma cultura de comunidade não era exequível, o Portalforense assumiu a sua vertente de venda de conteúdos como um serviço, num modelo horizontal SaaS, baseado em assinatura anual low cost, permitindo-se assim suportar os custos directos com a disponibilidade de servidor, renovação de domínios e adjudicação pontual de conteúdos aos seus autores.
Entre 2009 e 2023, o Portalforense reforçou a sua presença na Internet e tornou-se uma referência de colaboração e disponibilização de conteúdos de apoio aos profissionais do Direito, sem que isso comporte uma decisão de investimento ou custos significativos. O Portalforense é uma prateleira de conteúdos de apoio, um acervo de ferramentas de cálculo e ligação a sites da Justiça, com uma linha de suporte sempre disponível.
2023 foi um ano promissor, desafiante e que permitiu iniciar um caminho de formalização de protocolos com a Ordem dos Advogados - nomeadamente com as Delegações de Braga e de Loures, estando outras Delegações e até Conselhos Regionais na linha do horizonte).
O fundador Rui Maurício sempre acarinhou e zelou pelo Portalforense, pela sua dignificação e crescimento, num investimento contínuo, abnegado e apaixonado pelo projecto que, assume, "foi o maior do seu percurso profissional". Por razões de força maior, em meados do ano teve que se afastar do projecto e - porque deseja a sua preservação, continuidade e crescimento futuro - foi tomada a decisão de encontrar um sucessor.
Esse sucessor apareceu e adquiriu a propriedade do Portalforense, com efeitos a partir das zero horas do dia 1 de Janeiro de 2024.
O Advogado Jaime Roriz será o novo proprietário, administrador e zelador do Portalforense, jurista renomado que no passado e por diversas ocasiões colaborou na produção e disponibilização de conteúdos para publicação e disponibilização, comungando de uma visão do mundo jurídico que é compatível com a do fundador Rui Maurício. O testemunho é assim transmitido com o sentimento de que irá bem entregue e que o futuro será renovado, inovado e ampliado.
É tempo de, por um lado, uma emocionada despedida e, por outro, uma saudação de celebração e ovação para o futuro do Portalforense.
Bem haja a tudo o que ele permitiu aos fundadores e criadores, aos utilizadores (designados carinhosamente de "Membros") e a todos os que, de uma forma ou de outra, deram alento a que nos mantivéssemos investidos no propósito de servir a comunidade jurídica.
Long life to Portalforense! Obrigado Portalforense!